Notícias
-
Notícias
Revista Canavieiros
Na Edição de Agosto da Revista Canavieiros, foi divulgada uma matéria com o depoimento do nosso Diretor e CEO Luís César Pio , com o tema "União de esforços contra as pragas da Cana - Posicionamentos, novos produtos e opções de manejo são as armas para um canavial livre de doenças" - Confira o conteúdo completo neste link, página 76: http://www.revistacanavieiros.com.br/imagens/pdf/edc5458ce7ea53e83e2d887e95d34700.pdf
-
Notícias
ESTRATÉGIAS EFICIENTES PARA O CONTROLE DE PRAGAS DA CANA-DE-AÇÚCAR
O combate ao Sphenophorus levis - conhecido como bicudo-da-cana – foi um dos destaques da programação. Essa praga é uma das mais perigosas e agressivas do setor canavieiro nacional. Há relatos de canaviais de segundo corte completamente arrasados, com índices de até 60% de perdas.
-
Notícias
Herbishow
Nos dias 16 e 17 de maio de 2018 a Herbicat participou do 17º HERBISHOW, evento que acontece há 16 anos e que está sempre melhorando a atualizando profissionais do setor.
O Herbishow já entrou para o calendário dos profissionais de manejo de plantas daninhas em grandes grupos produtores de cana e, seu sucesso estimula a manter o evento cada vez mais atualizado, com as grandes tendências do mercado, sendo palco de lançamentos de novos produtos e expondo cases de sucesso.
Dentre os participantes, 97% declararam que voltariam ao evento. -
Notícias
Tecnocana
Idealizado e organizado pela equipe da AgroAnalítica - Consultoria Agronômica - o evento é voltado ao sistema produtivo do setor bioenergético tendo como objetivo transferir inovações, adequadas as práticas sustentáveis.
A Herbicat foi um dos patrocinadores oficiais do evento, participando das palestras o seu presidente Luís César Pio e toda a equipe de vendas.
-
Notícias
Herbicat na Agrishow 2018.
Veja como foi a Herbicat na Agrishow 2018!
-
Notícias
HerbiEncontro com especialistas
Como uma atividade das comemorações dos 30 anos da Herbicat foi realizado o HerbiEncontro com especialistas na área de tecnologia de aplicação, ligados a universidades, centros de pesquisa, e órgãos governamentais.
-
Notícias
O que são pulverizadores Inteligentes
A proposta dos pulverizadores inteligentes, nome que advém do termo em inglês “smart sprayers”, consiste no uso de tecnologias sensitivas para detecção de plantas invasoras ou parcelas com danos causados por pragas e/ou doenças e sua pulverização localizada em tempo real, o que não acontece com as pulverizações tradicionais.
O método de pulverização tradicional ou área total é caracterizado pela sua considerável ineficiência devido à aplicação de produtos fitossanitários em áreas não-alvo, por exemplo, a entre linha de plantas cultivadas de uma plantação. De acordo com pesquisas, tais perdas são de aproximadamente 60%. Isto posto, a necessidade de diminuir os desperdícios e a poluição do ambiente impulsionou o desenvolvimento de métodos de pulverização em faixa e localizado. -
Notícias
Não dá mais para produzir cana sem o uso de herbicidas
No período quente e úmido, as plantas daninhas crescem quatro vezes mais rápido do que a cana
O manejo químico é o principal método de controle das plantas daninhas nos canaviais. Dib Nunes Jr, presidente do Grupo IDEA, afirma que não é mais possível produzir cana sem o uso de herbicidas, em decorrência de um novo cenário: ausência do fogo, mecanização e a redução de mão de obra. “Antigamente, tínhamos multidões capinando as lavouras”, relembra.
A área de controle de plantas daninhas, segundo Dib, é fundamental para o setor canavieiro, já que nenhum outro processo exige tanta observação e conhecimento quanto o controle de plantas daninhas, sendo que, quanto maior a lavoura, maiores serão os desafios e as dificuldades. “É uma atividade que não permite erros, que podem custar caro. Somente no período quente e úmido, as plantas daninhas crescem quatro vezes mais rápido do que a cana.”
Dib explica que as plantas daninhas são tão agressivas devido às características de adaptabilidade e rusticidade. “Atualmente, temos espécies que se desenvolvem na sombra, como os cipós. Após a introdução da colheita mecanizada, novas espécies chegaram ao setor, mais adaptadas e muito mais agressivas. Hoje, em um ano, um pé de mamona vira árvore. Tudo isso, acaba exigindo cada vez mais qualidade dos serviços e produtos.”
Além disso, o Presidente do Grupo IDEA diz que as daninhas se desenvolvem numa enorme gama de solos, climas e latitudes, sendo que em cada condição, há uma forma de enfrentá-las. “Todos os anos são investidos milhões de reais somente na cultura canavieira para controlar essas plantas, por isso, precisamos saber como escolher o melhor produto e como aplicar, além de acompanhar a pós-aplicação. Não adianta aplicar um produto e virar as costas, pois a aplicação consiste apenas na metade do caminho. Temos de dar ênfase no acompanhamento da pós-aplicação. É dever dos profissionais acompanharem o efeito das medidas de controle, verificando o espectro de controle, o período residual e suas interações entre a cultura, as plantas daninhas e o ambiente de produção. Dessa forma, os resultados obtidos irão direcionar os tratamentos futuros.”
Entre as práticas que poderiam ser adotadas visando evitar a disseminação e, consequentemente, diminuir o banco de sementes, Dib aponta lavar as máquinas agrícolas. “As máquinas disseminam sementes para todo o lado. Mas, quase ninguém lava o equipamento antes de mudá-lo de área, uma tática simples e que ajuda muito
Fonte: CanaOnline
-
Notícias
AgroEncontro
Evento reconhecido como uma das maiores iniciativas do setor canavieiro, ocorreu na Fazenda Experimental da Ourofino, em Guatapará (SP) entre os dias 10 e 13/04 o 5º AgroEncontro.